Setembro Amarelo – Valorizando a Vida

Setembro Amarelo – Valorizando a Vida

O puerpério, período pós-parto, é um momento de intensas modificações físicas e psicológicas, que deixa a mulher em extrema fragilidade, com as emoções a flor da pele, tanto pelas questões hormonais, quanto pela vida cotidiana. Esse período exige grande atenção de quem convive com a mãe em todos os sentidos.

Muitas mulheres nesse período se sentem melancólicas, incapazes de cuidar de seus filhos e a pressão da família e da sociedade é enorme, pois praticamente têm o dever de estar em um momento perfeito. A depressão pós-parto é mais comum do que normalmente imaginamos, mas ainda é um tabu em nossa sociedade.

Fique alerta com frases e pensamentos como  “eu já tentei de tudo”, “eu quero sumir”, “eu não consigo mais”, “eu não aguento mais” etc. Muito mais do que sintomas, mostra-se fundamental a observação da frequência do comportamento, atitude ou pensamento.

É preciso acolher as mães, sem julgamentos, oferecer espaços para que falem, bem como mostrar que todas as pessoas podem demonstrar seus sentimentos e emoções, por mais assustadoras que possam parecer, incluindo o pensamento suicida. Se está passando por isso, jamais se sinta culpada ! Você não é a única e não está sozinha. Não se cale e nem se deixe calar. E se conhece alguém que está passando por isso acolha e incentive a busca de uma ajuda correta e especializada.

Outro fator importante para todas as mães é ter ou criar uma rede de apoio, pessoas com as quais pode contar, alguém que segure o bebê enquanto toma um banho ou descansa um pouco, sem a pressão de precisar ser uma super mulher. Você é a melhor mãe que pode ser para o seu filho.

Vamos viver a maternidade real e desmistificar essa visão romântica da gestação e puerpério que pode fazer com que a mãe deixe de pedir ajuda.

Hoje, vamos trazer a história de uma mãe, que passou por tudo isso. Veja o nosso bate-papo!

Aline Fernandes
mãe de 2 pequenos, idealizadora / fundadora da 5DKids, consultora familiar e educadora parental

Josana Aparecida Moreira Gomes (Jô)
mãe de uma princesa, proprietária / empresária da Fábrica de Chocolate do Litoral Plaza Shopping

Sem Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será exibido.