Segurança na hora de dormir: o ambiente físico

Segurança na hora de dormir: o ambiente físico

Depois de recebermos o resultado de positivo para gravidez, passamos boa parte da gestação pensando no enxoval e na decoração do quarto dos pequenos. Mas quais são os itens para termos um ambiente seguro para uma boa noite de sono?

Vamos começar pelo começo: a escolha do berço. Ele tem que ser seguro, confortável e lindo para combinar com a decoração do quarto. Separamos 10 recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria para garantir a segurança para o sono do bebê no berço e para que você possa fazer a melhor escolha.

1.O estrado do berço deve ser firme e preferencialmente, uma placa inteira. Não se preocupe se o berço do seu filho é de ripas de madeira, desde que seja firme.

2. A distância entre as grades do berço deve ter o máximo de 6cm para evitar que o bebê passe partes do corpo pelo espaço. A altura deve ter o mínimo 60cm, a contar pela superfície do colchão. Se o modelo do berço tiver grades móveis, deve possuir sistema de travamento. Mantenha as grades elevadas e o colchão numa posição mais baixa para evitar que o bebê salte, se for maiorzinho.

3. A cobertura, seja tinta ou verniz deve ser atóxico. E cuidado com o material que usa para limpar o berço no dia a dia. Seu bebê com certeza vai colocar a boquinha nele ou colocar a mão na boca depois de pegar nas grades do berço.

4. As bordas devem ser arredondadas.

5. O colchão deve ser firme, o ideal para bebês tem densidade de 18 (D 18), menos que isso é mole demais e em pouco tempo com o seu crescimento, o colchão cederá. Mais que isso, pode ser duro demais para o bebê e não será confortável nem adequado para o seu corpinho delicado.

6. O vão entre a lateral do móvel e o colchão não pode ser maior que 2,5cm. O colchão deve ter o tamanho exato do berço, não pode ser menor, tampouco ultrapassar.

7. O berço deve estar livre, sem almofadas, paninhos, rolinhos, protetores de berço ou brinquedos.

8. O lençol deve estar bem esticado e preso debaixo do colchão.

9. A posição segura para colocar o bebê no berço é sempre de barriga para cima.

Se tiver dúvidas, envie uma mensagem. Será um prazer ajudar!

Nos acompanhe pelo blog e redes sociais e veja muitas dicas importantes para o seu dia a dia. Estamos juntos para descomplicar o seu dia a dia, trazendo desenvolvimento saudável, diversão, disciplina e desmistificando a primeira infância.

Participe do nosso canal

Receba muito conhecimento, acolhimento e transformação, descomplicando o dia a dia na primeira infância direto no seu Telegram.

Sem Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será exibido.