Rodízio de brinquedos: como e por que fazer?

Rodízio de brinquedos: como e por que fazer?

Brinquedos espalhados por todo lado, pecinhas que se perdem, massinha pelo chão, canetinhas sem tampa … Você se identifica com algo? Depois que seu filho nasceu, o mundo dos brinquedos começou a invadir sua casa e a cada mês e ano a montanha de brinquedos aumenta e a bagunça também?

Quem tem filhos sabe que a casa nunca vai estar 100% organizada e se tiver, já te digo, tem algo errado? Mas sim, é possível ter organização com crianças em casa e um passo importante para muitas famílias é o rodízio de brinquedos. Então, vamos por partes, leia até o fim e mão na massa.

Porque fazer o rodízio de brinquedos?

A partir do momento que seu filho começa a engatinhar ou andar, ele vai se tornar um explorador do ambiente, o que é fundamental para o seu desenvolvimento. E para isso precisamos ter um ambiente preparado, organizado e seguro.

Para uma criança explorar algo é preciso que ela crie foco por um determinado momento, mesmo que curto. O excesso de brinquedos e objetos rouba esse foco de atenção. E por tal motivo, é comum vermos as crianças pulando de brinquedo a brinquedo, sem parar em nenhum e depois deixar tudo de lado. Fato é que seu cérebro em desenvolvimento a maioria das vezes não consegue dar conta de tanta informação e estímulo e seu filho fica perdido sem saber o que fazer.

No final, tem um monte de brinquedo espalhado, você pede para que ele arrume e ele é pequeno de mais ou não dá conta. Você fica frustrada e o ciclo se repete a cada dia.

Um ponto importante a ser considerado, seu filho não nasceu desorganizado. A organização é um hábito e precisa ter um ambiente favorável para que seja desenvolvida.

Como fazer o rodízio de brinquedos na prática?

  1. Observe o que seu filho gosta, seu interesse. Deixe os brinquedos de maior uso, o que ele mais gosta e guarde os demais. Após um período, troque os brinquedos. Eles aparecerão como novos! Mas se mesmo no revezamento um determinado brinquedo não foi utilizado, vale pensar em desapegar.
  2. Quanto menor a idade, menor também deve ser a quantidade de brinquedos. Selecione de 7 a 10 brinquedos no máximo para deixar no rodízio e aumente de acordo que seu filho for crescendo.
  3. Organize os brinquedos em um local onde a criança normalmente fica. Não adianta deixar tudo organizado no quarto, se ela brinca na sala. E deixe exposto em um local que ele possa pegar e guardar com facilidade sem depender necessariamente de você.
  4. Os brinquedos que serão guardados no rodízio devem ficar em um local que seu filho não tenha acesso. (aqui em casa coloco em caixas organizadoras em cima do armário deles)
  5. A frequência do rodízio depende de cada família podendo variar de semanal a bimestral. Tudo vai depender do interesse da criança.
  6. Aproveite o momento do rodízio para separar brinquedos para doação que não são mais compatíveis com a idade e/ou descartar os quebrados. Se o volume de brinquedos for demais que não sabe onde guardar, talvez também seja o momento de rever o consumo da família e/ou fazer um combinado que a cada brinquedo novo, um será doado ou vendido
  7. Ao final da brincadeira, estimule seu filho a guardar os brinquedos em ordem e sempre no mesmo local. E lembre-se você é o exemplo!
  8. Seja flexível com o rodízio. Se seu filho pedir um brinquedo que não esta no rodízio pegue e guarde outro que ele não esta interessado.

Agora que você já entendeu como fazer um rodízio de brinquedos, é só implantar na prática!

Se tiver dúvidas, envie uma mensagem. Será um prazer ajudar! Podemos também dar os primeiros passos com você para ter uma organização com significado.

Nos acompanhe pelo blog e redes sociais e veja muitas dicas importantes para o seu dia a dia. Estamos juntos para descomplicar o seu dia a dia, trazendo desenvolvimento saudável, diversão, disciplina e desmistificando a primeira infância.

Participe do nosso canal

Receba muito conhecimento, acolhimento e transformação, descomplicando o dia a dia na primeira infância direto no seu Telegram.

Sem Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será exibido.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.