Quanto tempo meu bebê precisa dormir?

Quanto tempo meu bebê precisa dormir?

O sono na primeira infância é fundamental para o bem estar físico, emocional, psíquico e cognitivo. Dormir mal nos primeiros anos de vida pode ter efeitos negativos sobre o desenvolvimento cerebral, crescimento físico, comportamento, estado de humor, emoções e memória. Isso acontece pois é durante os estágios profundo do sono que o organismo consolida o aprendizado, faz reparações celulares e produz o hormônio de crescimento. Quando a criança está cansada, fica mais difícil para ela lidar com sentimentos como frustração, medo e insegurança.

Durante a vida, os indivíduos apresentam diferentes necessidades de sono, de acordo com o desenvolvimento. Quando muito pequenininhos, com apenas 1 semana de vida, o bebê precisa em média de 8 horas de sono diurno e o mesmo tempo de sono noturno. A quantidade de sono diurno reduz com o passar dos meses, se concentrando em sonecas de maior duração, enquanto a quantidade de sono noturno aumenta.

Por volta de 4 meses de vida, o bebê já consegue ficar mais tempo acordado, fazendo 3 sonecas diurnas e dormindo em torno de 10 horas a noite. Aproximadamente no sexto mês de vida e após a transição para duas sonecas diurnas, o bebê descansa uma média de 4 horas durante o dia, precisando de 11h de sono noturno para se desenvolver adequadamente.

O número de sonecas se mantém até a próxima transição, que acontecerá entre 13 e 18 meses. Até lá, a quantidade de tempo que o bebê consegue ficar acordado e feliz aumenta devagarinho durante o dia, reduzindo a duração das sonecas. A duração do sono noturno se mantém em 11 horas preferencialmente até o final da primeira infância.

Com 18 meses, o bebê já consegue fazer apenas 1 soneca no meio do dia e sua duração pode ser em média de 2horas a 2 horas e meia. Com 24 meses, é possível que o bebê precise apenas de 2 horas de descanso no meio do dia, aos 3 anos, a necessidade da soneca reduz para 1 hora e meia e, quando chegar aos 4 anos, é possível que seu filho ainda durma 1 hora por dia.

A pausa para descanso no meio do dia é uma necessidade das crianças e nosso dever proporcionar um ambiente propício para o sono. Não podemos esquecer que em algumas culturas a siesta é aconselhada inclusive para os adultos.

Participe do nosso canal

Receba muito conhecimento, acolhimento e transformação, descomplicando o dia a dia na primeira infância direto no seu Telegram.

Sem Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será exibido.