Quando o desenvolvimento saudável promove alterações de sono

Quando o desenvolvimento saudável promove alterações de sono

O desenvolvimento e o crescimento dos bebês e crianças podem provocar alterações no padrão de sono. Apesar desses momentos acarretarem uma maior demanda dos pequenos e mais empenho da nossa parte, entender que essas alterações de sono fazem parte da aquisição de novas habilidades e do desenvolvendo saudável dos pequenos, pode nos ajudar a superar essa fase.

Os “picos de crescimento” e “saltos de desenvolvimento” são os principais responsáveis pelas mudanças de sono dos bebês, mas não são os únicos. Esses períodos de sono conturbado podem variar de poucos dias a algumas semanas e neles, o bebê deixará o padrão de sono que apresentava até então e passará a procurar mais o apoio e aconchego materno. Também buscará mais a amamentação como forma de segurança e nutrição.

Se a amamentação é exclusiva, é muito importante observar e respeitar a demanda aumentada de mamadas, pois somente com a livre demanda é que a produção de leite materno se ajustará perfeitamente às novas necessidades do bebê. A oferta de leite artificial em conjunto com a amamentação nesses períodos pode prejudicar um pouco o equilíbrio perfeito da natureza de produzir o leite conforme a demanda de mamadas. Se a nutrição é feita com fórmulas, é extremamente importante observar o bebê e os sinais que ele dá para que sejam supridas suas demandas nessas fases.

Para essa fase de mudanças no padrão de sono dos pequenos, é comum ouvir o termo “Regressão de sono”. E como identificar se seu pequeno está mesmo passando por uma regressão de sono? Em geral, haverá mais despertares noturnos, dificuldade para as sonecas, muito choro para dormir e maior necessidade do acalento materno.

A melhor forma de superar essa fase é uma rotina estruturada, o respeito ao ritmo circadiano, a observação atenta e amorosa dos sinais únicos que cada bebê ou criança pode dar, além de muito amor e paciência.

Mas não se engane. Os saltos de desenvolvimento e picos de crescimento causam alterações pontuais de sono. Se as noites têm sido longas demais e muito cansativas, se os despertares estão alterando o humor e disposição dos pequenos e dos pais também, pode ser hora de buscar ajuda.

Está com dúvidas? Entre em contato conosco!

Nos acompanhe pelo blog e redes sociais e veja muitas dicas importantes para o seu dia a dia. Estamos juntas para descomplicar o seu dia a dia, trazendo desenvolvimento saudável, diversão, disciplina e desmistificando a primeira infância.

Sem Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será exibido.