Programando as férias em casa

Programando as férias em casa

Você não vai conseguir viajar com as crianças nestas férias? Isso não precisa ser motivo de lamentação quando se aproveita bem o tempo em casa. Pelo contrário, pode ser muito divertido. Vamos te ajudar a fazer uma boa programação para não ficar refém da televisão. A 5DKids separou algumas dicas de como montar a programação e 20 opções de atividades diferentes e divertidas.

Primeiramente, monte um planejamento semanal, tente manter a rotina do dia a dia. Se as crianças frequentam a escola de tarde, mantenha a rotina de manhã e programe sempre a atividade no período em que estariam na escola. Isso faz com que percebam melhor as férias e a rotina seja mantida, facilitando a volta às aulas.

Na programação tente sempre manter um ritmo, um brincar externo em ambientes abertos e, se possível, em uma atividade mais calma, de contração, como um lanche ou uma leitura. Se um dia foi muito agitado, opte por atividades mais tranquilas no dia seguinte. E cuidado com os excessos de atividades que deixam as crianças supercansadas e agitadas. A possibilidade deles não terem um bom sono ou um ataque de birra acontecer é grande. Lembre-se: as crianças precisam de uma rotina para se sentir mais calmas e seguras.

No planejamento semanal tente sempre colocar opções de ambientes abertos e fechados para que tenham um plano B, se o tempo não colaborar. Opte por estar em ambientes abertos e ao ar livre, se o tempo estiver bom.

Lembre-se que crianças também precisam ficar ociosas e descansar a mente. Deixe que elas também criem e botem a cachola para funcionar. A rotina é maravilhosa, mas nada de regras rígidas. As férias merecem flexibilidade para todos, incluindo os pais.

Algumas atividades que você pode colocar no seu plano:

  1. Praia: vamos correr, brincar, fazer castelos e se divertir muito. Se você mora perto da praia, separe pelo menos um dia por semana.
  2. Parque e praças: também são excelentes opções para brincar, andar de bicicleta, patinete etc.
  3. Parquinho com piquenique: veja onde tem o parquinho mais próximo da sua casa e agende com os amigos um piquenique.
  4. Vamos cozinhar: escolha uma receita de bolo, por exemplo, e prepare com as crianças um belo lanche. Convide os amigos para um piquenique em casa e a diversão será ainda maior. Peça às crianças para ajudarem na organização, separando almofadas, flores. Se for possível, fazendo também toda a decoração para receber os convidados.
  5. Brincadeiras tradicionais: que tal uma tarde ao ar livre no playground, no cube ou em uma praça só com brincadeiras tradicionais. Separe algumas com as crianças e peça que organizem. Algumas ideias são amarelinha, pular corda, jogar bola, tiro ao alvo, jogar peteca, corrida do saco, jogo de argolas etc.
  6. Acampamento: pode ser no quintal, na varanda ou na sala. Montem uma cabana ou barraca e façam um verdadeiro acampamento, com direito a lanche e contação de histórias.
  7. Quais as atrações turísticas da sua cidade? Que tal visitar e conhecer um pouquinho mais também da história de cada lugar? Pode ser um museu, um monumento etc. Se não tiver monitores, busque na internet dados sobre a atração e conte a história para as crianças. Elas adoram descobrir como aconteceram as coisas e suas histórias.
  8. Caça ao tesouro ou detetive: prepare as pistas escondidas por toda a casa e convide os amigos, se possível, para a jornada. A premiação no final deve ser para todos.
  9. Massinha: que tal preparar a sua massinha de modelar e depois brincar. Temos o passo a passo de como fazer sua massinha nas redes sociais.
  10. Teatro de sombras: elaborem uma história, façam os bonecos e com ajuda de uma lanterna, que pode ser direcionada pelo adulto, deixe que as crianças possam fazer o teatro. Uma alternativa também é você contar as histórias e as crianças assistirem e contribuírem como assistentes.
  11. Guerra de bexigas ou dardo com bexigas: em um dia quente, nada melhor do que brincar com água. Vamos encher bexigas. Libere um espaço para a bagunça. Se você não tem muito espaço, pode também encher as bexigas e colocá-las presas para serem acertadas com dardos. A diversão é garantida.
  12. Tarde de beleza: que tal montar um salão, fazer penteados, montar bijuterias (pode ser de macarrão colorido) e depois um desfile.
  13. Pista radical: junte as crianças, faça uma pista com desafios para carrinhos e no final uma grande corrida.
  14. Chá das bonecas: uma tradição que encanta até hoje. Arrume a mesa com acessórios de chá, faça um ou dois tipos de chás diferentes, separe um biscoitinhos e chame a turma.
  15. Vamos cantar e dançar: que tal separar um repertório que pode ir de cantigas de roda a estrelas do pop? As crianças vão adorar cantar e dançar, ainda mais se você tiver talentos musicais com algum instrumento. Vale também montar uma grande banda ou fazer um karaokê.
  16. Jardinagem: cuidar das plantas também pode ser muito divertido. Compre vasinhos, sementes, terra, uma manta e mãos à obra. Em dia de calor, com um regador cheio de água, a diversão é garantida.
  17. Construindo meu brinquedo / DIY: escolha um tipo de brinquedo. Por exemplo, uma boneca. Veja na internet alguns modelos, compre o material ou separe materiais reciclados e vamos construir. A criação de um novo brinquedo é algo mágico. As crianças ficam encantadas com a transformação.
  18. Pintura em tecido: vamos liberar a criatividade. Separe uma toalha de mesa ou camisas para que as crianças possam pintar. Você pode oferecer moldes, folhas, telas de isopor ou simplesmente deixar a criatividade rolar solta.
  19. Montando uma história: você pode escrever uma história e depois as crianças ilustrarão as páginas do livro.
  20. Profissão fotógrafo: ensine seus filhos a tirar uma foto. Dê uma câmera na mão das crianças e deixe que tirem fotos. Avise que eles são os fotógrafos do dia. Vale em ambiente aberto ou fechado. Depois, sentem e vejam as fotos junto. Ver o mundo pelo olhar deles é superinteressante e eles poderão contar cada passo.

Quer saber mais sobre festas e oficinas? Fique de olho nos nossos serviços.

Acompanhe-nos pelo blog e redes sociais e veja muitas dicas importantes para o seu dia a dia.

Estamos juntas para descomplicar o seu dia a dia, trazendo desenvolvimento saudável, diversão, disciplina e desmistificando a primeira infância.

Sem Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será exibido.