Picos de crescimento e saltos de desenvolvimento

Picos de crescimento e saltos de desenvolvimento

Os “picos de crescimento” e “saltos de desenvolvimento” são os principais responsáveis pelas mudanças de sono dos bebês e crianças, mas não são os únicos. Esses períodos de sono conturbado podem variar de poucos dias a algumas semanas e, neles, o bebê deixará o padrão de sono que apresentava até então e passará a procurar mais o apoio e aconchego materno. Também buscará mais a amamentação como forma de segurança e nutrição.

Nos primeiros 2 anos, serão ao menos 10 períodos de desenvolvimento acelerado. Alguns mais intensos, outros mais suaves. Antes de cada um desses momentos de desenvolvimento acelerado, é esperado que bebês e crianças se comportem um pouco diferentes. Podem apresentar um pouco de angústia e insegurança e exigir mais a presença da mãe ou do cuidador de referência. Os pequenos não estão doentes, eles só precisam de mais conforto e segurança. Lembre-se de que não há lugar mais seguro na percepção deles que o colo materno.

O mais importante é aprender a reconhecer os picos de crescimento e saltos de desenvolvimento e entender que cada criança tem um ritmo único de desenvolvimento. Apesar de descrever abaixo a média de idade em que cada evento é esperado, eles podem ou não apresentar sintomas. Da mesma forma, sua duração também pode variar para cada indivíduo.

Por fim, cada bebê vai assimilar as mudanças à sua maneira, alguns mais angustiados, outros menos. Vale aqui aquele olhar cuidadoso e amoroso para perceber os sinais que os pequenos nos dão.

Os picos de crescimento referem-se ao crescimento do bebê em si, e não ao seu desenvolvimento. Nos períodos de picos, os bebês começam a solicitar mais mamadas do que o usual, pois precisam de mais alimento para crescer nesse ritmo agora mais acelerado. Então, o bebê que dormia longos períodos à noite pode começar a acordar mais e solicitar mais mamadas. Essa necessidade geralmente dura de poucos dias a uma semana, seguida de um retorno ao padrão menor de mamadas, mas agora com o organismo da mãe adaptado a produzir mais leite.

Períodos comuns dos picos de crescimento são por volta dos 7-10 dias, 2-3 semanas, 4-6 semanas, 3 meses, 4 meses, 6 meses, 9 meses e por todo período de crescimento.

Os saltos de desenvolvimento são aquisições de habilidades funcionais específicas que ocorrem em determinados períodos. O ritmo não é constante: há alguns períodos de desenvolvimento acelerado e outros onde há uma desaceleração. É como se o bebê estivesse montando um grande quebra-cabeça, no qual cada peça seria a experimentação da nova habilidade. Quando ele consegue juntar todas as pecinhas de forma a montar a grande figura da nova habilidade, acontece o salto de desenvolvimento!

Toda vez que seu bebê desenvolve uma nova habilidade, seja ela emocional, motora ou intelectual, ele fica tão encantado e excitado com a nova conquista que quer praticar o tempo todo, inclusive durante a noite. Em outras palavras, todo esse trabalho realizado pelo cérebro dos pequenos tem como efeitos colaterais noites intensas de muita prática da nova habilidade. Eles podem até resistir às rotinas já estabelecidas.

Observando seu filho, você perceberá que nos períodos que antecedem imediatamente o salto de desenvolvimento, ele tende a se sentir um pouco perdido no mundo. Isso acontece porque seus sistemas perceptivo e cognitivo também mudaram, levando à maturidade neurológica, com pouco tempo para se adaptar às mudanças.

Todo entendimento de mundo dos pequenos deverá ser revisto neste momento e, como resultado da ansiedade gerada, ele retornará à sua segurança, ou seja, a mamãe! É comum e esperado que fiquem mais carentes, precisando de mais colo, buscando acolhimento, aconchego e segurança. Com frequência há também alterações no seu apetite.

Os saltos de desenvolvimento e picos de crescimento causam alterações pontuais de sono, ocorrendo em curtos períodos e, passados momentos, o sono deve voltar ao padrão antigo. Se suas noites têm sido longas demais e muito cansativas, se os despertares estão alterando o humor e disposição dos seus filhos e as suas também, pode ser hora de buscar ajuda.

Está com dúvidas, entre em contato conosco!

Nos acompanhe pelo blog e redes sociais e veja muitas dicas importantes para o seu dia a dia. Estamos juntas para descomplicar o seu dia a dia, trazendo desenvolvimento saudável, diversão, disciplina e desmistificando a primeira infância.

Sem Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será exibido.