O sono na primeira infância: porque é tão importante dormir?

O sono na primeira infância: porque é tão importante dormir?

É durante o sono que nosso corpo promove a regulação do organismo, permitindo o equilíbrio de todos os sistemas. É também durante a fase de sono profundo que todo o aprendizado do dia é consolidado, há reparação celular e produção do hormônio de crescimento (GH). Dormir mal durante a primeira infância traz consigo efeitos sobre o crescimento físico, desenvolvimento cerebral, estado de humor e emoções, memória e comportamento, desempenho escolar, entre tantas outras.

Quando o bebê ou criança dorme mal, tendo sono insuficiente para sua necessidade ou sono de baixa qualidade, é possível observar seus efeitos nos diversos campos de desenvolvimento. Fique atento a alguns sinais:

  • comportamento: tendem à irritação, hiperatividade, impulsividade e explosão;
  • emoção: apresentam grande dificuldade de lidar com as emoções, inclusive a frustração, apresentam-se mais chorosas, mal humoradas e mais sujeitas à explosões, impulsividade e violência;
  • cognitivo: tendem a ser menos alertas e concentradas e, em alguns casos, apresentam problemas de memória.

Bons hábitos de sono e uma rotina bem estabelecida são essenciais para o bebê dormir melhor, prevenir o aparecimento de problemas no futuro e quanto antes forem introduzidos hábitos saudáveis, melhor será o seu desenvolvimento.

Veja o vídeo e nos siga no Youtube:

Participe do nosso canal

Receba muito conhecimento, acolhimento e transformação, descomplicando o dia a dia na primeira infância direto no seu Telegram.

Sem Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será exibido.