O que pode reduzir a produção de leite?

O que pode reduzir a produção de leite?

Existem fatores que podem ser responsáveis pela diminuição da produção de leite. Alguma alteração no estado de saúde da mãe, um estresse muito acentuado ou o uso de alguns medicamentos pode influenciar na lactogênese. Outro fator muito importante é o uso de bicos artificiais, ou ainda o complemento em mamadeiras e o não amamentar em livre demanda (mães que seguem horários determinados para amamentar). Tudo isso pode atrapalhar muito a produção de leite.

Nos primeiros dias, mesmo depois da apojadura (descida do leite), a produção ainda não é regular. A regulação vai depender de como a amamentação se estabelecerá, e isso depende da pega adequada do bebê, da frequência em que a mãe oferece a mama (orientamos a livre demanda sempre), se as mamadas estão sendo efetivas e se as mamas estão sendo esvaziadas adequadamente. Esses são os principais fatores e, portanto, se nesse momento algo não estiver caminhando conforme o esperado pode acontecer um desmame precoce. E isso é exatamente o que não queremos!

Por isso, caso você perceba que exista a possibilidade da sua produção de leite estar reduzida por algum motivo, antes de introduzir um bico artificial ou complementação, busque ajuda de um profissional. A situação é reversível. Acredite no seu potencial. Muitas vezes parar de guiar a amamentação pelo relógio e oferecer o seio quando o bebê solicita já fará com que a mama seja estimulada com mais frequência e a produção retome os seus níveis normais. Lembre-se: informação de qualidade faz toda a diferença.

Se tiver dúvidas entre em contato conosco!

Quer se preparar melhor para esta fase ou precisa de ajuda para lidar com tantos desafios novos? Saiba mais sobre nosso serviço de consultoria em amamentação.

Nos acompanhe pelo blog e redes sociais e veja muitas dicas importantes para o seu dia a dia. Estamos juntas para descomplicar o seu dia a dia, trazendo desenvolvimento saudável, diversão, disciplina e desmistificando a primeira infância.

Sem Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será exibido.