Janelas de sono: quando nos abrimos para o dia.

Janelas de sono: quando nos abrimos para o dia.

Imagine a janela da sua casa, que se abre quando você acorda, permitindo que o dia entre em sua residência para vivenciar as experiências da vida e se fecha quando você vai se deitar. É exatamente isso que acontece com as janelas de sono. Elas se abrem quando o bebê acorda e devem se fechar quando o bebê precisa descansar. O tempo que as janelas permanecem abertas varia conforme a idade do bebê e sua maturidade neurológica. A literatura não é exata na duração das janelas, mas há uma média de tempo que podemos usar como referência.

As janelas de sono nos ajudam a organizar a rotina dos bebês e entender o ritmo que deve ser proposto para o dia. Mais importante do que seguir à risca as sugestões de duração das janelas de sono, é observar os sinais que seu filho apresenta quando está cansado. Ele é o melhor indicador. A informação de tempo sugerido de janelas de sono vai ajudá-los a identificar, quando necessário, se seu filho está passando mais tempo acordado do que o esperado para sua idade, ajudando a regular suas sonecas e equilibrando assim, as pressões de sono e a reduzir sua resistência para adormecer no sono noturno.

Ter um ritual de sono para as sonecas também pode ajudar neste momento. Associado aos sinais externos de redução de estímulos e luminosidade, o ritual para as sonecas ou para o descanso noturno, vão sinalizar ao corpinho do bebê que está na hora de relaxar e descansar.

Uma dica importante é iniciar o ritual de sono antes do bebê estar muito cansado, tanto antes da soneca, quanto antes do sono noturno. Observar os sinais de sono que ele demonstra e então prosseguir com o ritual e a hora de dormir. Lembre-se que quando o bebê começa a ficar mais irritadinho ou hiperativo, a janela de sono já acabou e está tentando se fechar. Forçar mantê-la aberta pode tornar a entrega ao sono um pouco mais difícil, favorecer sonecas não reparadoras e despertares noturnos ou despertar muito cedo na manhã seguinte.

Abaixo, uma tabela referência do tempo médio de janela de sono e quantidade de sonecas por idade:

IdadeSonecasJanela do sono
1 semanaMuitas sonecasMenos de 40 min
1 mês3 sonecas40 a 60 min
3 meses3 sonecas60 a 80 min
4 meses3 sonecas60 a 90 min
6 meses2 sonecas1h15 a 1h45
8 meses2 sonecas2h a 2h30
9 meses2 sonecas2h30 a 3h30
12 meses2 sonecas3h a 3h30
13 meses1 soneca a tardePeríodos + longos
18 meses1 soneca a tardePeríodos + longos
2 anos1 soneca a tardePeríodos + longos
3 anos1 soneca a tardePeríodos + longos
4 anos1 soneca a tardePeríodos + longos

Participe do nosso canal

Receba muito conhecimento, acolhimento e transformação, descomplicando o dia a dia na primeira infância direto no seu Telegram.

Sem Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será exibido.