Higiene do sono: o que afinal é isso?

Higiene do sono: o que afinal é isso?

O nome é engraçado, mas a definição é fácil: higiene do sono é toda e qualquer mudança de hábitos que você proporciona a si próprio e à sua família, com a intenção de melhorar o sono de todos. É uma limpeza mesmo! Retirar da rotina diária tudo aquilo que possa atrapalhar a preparação do corpo ao sono.

Para fazer essa limpeza, você deve olhar com muito carinho para sua rotina diária e avaliar o que pode e deve ser modificado. Para ajudá-lo nessa tarefa, deixarei alguns passos para você fazer essa pesquisa dentro do seu dia e avaliar o que pode ser modificado em benefício do seu sono e de toda sua família.

– Hábitos alimentares: comer muito próximo do horário de dormir não é muito indicado, além disso, alguns alimentos são conhecidos como “anti-sono”. Estes tipos de alimentos incluem cafeína, chocolate e especiarias de todos os tipos. Também é importante eliminar alimentos que são estimulantes e irritantes para o seu sistema digestivo.

– Hábitos de saúde: Gosta de praticar atividade física? Evite exercícios de alta intensidade pelo menos 2 horas antes do momento de ir para cama. E isso vale para as crianças também. Brincadeiras de força, corre-corre e muita agitação não são indicadas. Busque nesse momento brincadeiras e atividades que proporcionem alta conexão entre vocês. Isso ajudará a preencher o “tanque” de amor do seu filho e o resultado será o desenvolvimento do sentimento de segurança e amor.

– Evite telas pelo menos 2 horas antes de dormir: principalmente para as crianças. O estímulo da luz azul inibe a produção do hormônio de sono, retardando e dificultando a preparação e entrega do corpo ao sono. Se você não consegue ficar sem a maratona da sua série favorita, tente, pelo menos, respeitar os 30 minutos que antecede a hora de dormir sem telas, incluindo o celular.

– Honre a noite: Permita que a noite entre na sua casa. Os hábitos noturnos e a manutenção das luzes artificiais impedem que nosso organismo entenda que já está noite e que é preciso descansar, apesar de estar cansado. Quando reduzimos o ritmo com a chegada da noite, abaixamos as luzes da casa e instalamos um clima de tranquilidade, proporcionando sinais externos que, em conjunto com os sinais internos, ajudam nosso organismo a entender que está na hora de desacelerar e relaxar. O mesmo acontece com o corpinho dos nossos filhos.

– Observe e respeite as necessidades do seu filho: bebês e crianças precisam de mais horas de sono do que adultos e, muitas vezes, de sua ajuda para iniciar o sono. Quanto mais novos eles forem, maior a importância da sua presença e segurança ao lado deles para que esta despedida seja feita de forma gentil.

Mudanças nunca são fáceis, mas podem ser necessárias. Avalie seu sono e sua rotina, o sono da sua família e se há necessidade de modificar algum hábito. Conte conosco para ajudá-lo nesse processo. Desejamos a todos boas noites de sono!

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