Dicas para um sono saudável

Dicas para um sono saudável

O sono é tão importante e essencial quanto a alimentação. Para entender a importância do sono, se questione se você deixaria seu filho pular alguma refeição repetidamente. A soneca também não deve ser deixada antes dele estar neurologicamente pronto para isso e hábitos saudáveis de sono devem ser cultivados desde cedo.

Durante o sono são produzidos hormônios responsáveis pelo crescimento. É nesse momento de descanso que também ocorre a consolidação da memória, fundamental para o aprendizado da criança. É durante o sono que o corpo recarrega a energia, descansando o corpo e a mente.

Então, o que podemos fazer para favorecer um sono mais saudável para nossos filhos?

1. Ter uma rotina para o dia, um fio condutor. Observe o ritmo do dia, exponha seu filho à luz natural, observe as atividades propostas e o momento que elas são realizadas. Dias bem vividos resultam em noites mais tranquilas.

2. Honre a noite. Estabeleça uma rotina para a noite. Quando a noite chegar, reduza o ritmo das atividades e a intensidade dos estímulos, opte por atividades mais tranquilas e serenas. Reduza também a iluminação da casa. Não se esqueça que a melatonina é importante para o sono e ela só é produzida na ausência de luz.

3. Promova momentos de relaxamento. A massagem tem a capacidade de relaxar o bebê mentalmente e fisicamente. A shantala, técnica indiana milenar, é excelente para esse momento. O banho também pode colaborar com o relaxamento e ajuda a estabelecer um “corte” nas atividades do dia. Apenas observe se o banho não agita seu bebê. Nesse caso, não é indicado.

4. Amamente. O leito materno é rico em triptofano, aminoácido precursor da melatonina. Se fosse só por isso já seria indicado, mas o ato de amamentar traz segurança e conexão entre mãe e bebê.

5. Repita o ritual de sono TODOS os dias. A previsibilidade acalma. Saber o que virá a seguir ajuda o bebê a relaxar.

6. Observe o seu bebê. Como é o seu temperamento? É mais sensível aos estímulos, se adapta com facilidade, chora muito? Quando compreendemos quais são as coisas que estimulam e acalmam o nosso bebê podemos ajudá-lo a dormir mais facilmente.

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