Contar histórias é mais do que você imagina

Contar histórias é mais do que você imagina

A contação de história ocorre em nossa civilização desde o início do desenvolvimento das habilidades de comunicação e da fala. E são capazes de promover os mais diferentes estímulos, como a imaginação, emoções, criatividade, socialização, formação de valores e a preservação da cultura.

Para as crianças, os estímulos imaginativos trazidos pelas histórias também possibilitam desenvolver seu raciocínio, a sua própria identidade, entender suas emoções, fortalecer a autoconfiança, senso crítico, argumentar, criar, entre outros benefícios.

Segundo Ana Beatriz de Medeiros, profissional do brincar, especializando-se em inclusão infantil “uma criança imaginativa terá base para lidar com os desafios cotidianos com maior destreza, pois a imaginação é a base para desenvolver criatividade e empatia.” Ela também reforça que “a contação de história é um momento de interação com o adulto, no qual a criança aprende os valores importantes da nossa cultura, assim como fortalece o vínculo cuidador/criança.”

O melhor momento para se contar uma história é você quem define. Não existe a hora certa ou o lugar certo! A contação pode surgir de uma espera no consultório médico, naquela fila do banco, na escola, em casa como uma brincadeira ou até antes de dormir. Pode ser de um livro ou uma história real da infância dos pais, da avó cheia de carinho e empatia ou do irmão mais velho recheada de coragem ou aventura. Esses são importantes momentos de vínculo, conexão e aprendizagem.

Acompanhe-nos pelo blog e redes sociais e veja muitas dicas importantes para o seu dia a dia. Estamos juntas para descomplicar o seu dia a dia, trazendo desenvolvimento saudável, diversão, disciplina e desmistificando a primeira infância.

Sem Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será exibido.