A importância do brincar na relação pais e filhos

A importância do brincar na relação pais e filhos

Brincar deveria ser a atividade mais presente no dia a dia de uma criança. É com as brincadeiras que elas aprenderão sobre regras e limites, a serem criativas, a se expressarem, a interagirem e a lidarem com o mundo que as cerca.

É mais comum do que se imagina, os pais se questionarem sobre estar ou não presentes nas brincadeiras? Quando deixar o meu filho brincar livre, sem a interferência de um adulto? Não existe certo e errado ou um tempo para cada brincar. Cada família tem o seu jeito. O brincar livre deve ser exercitado sempre e não há idade para começar. Lembre-se: o seu bebezinho já brincava sozinho dentro da barriga. Você pode deixá-lo brincar e apenas observar para garantir sua segurança e entender melhor o universo de descobertas do seu filho. Da mesma forma, o brincar junto também fortalece os laços entre pais e filhos.

Ouço muitos pais mencionando que não têm tempo para brincar com os filhos, não sabem como brincar ou até que não se sentem à vontade para isso. Por isso, vamos te mostrar que o brincar junto pode ser incluído no cotidiano com atividades simples.

A equipe da 5DKids separou 10 sugestões de atividades para você fazer com os pequenos:

Vamos cozinhar: as crianças amam ajudar na cozinha e ver a transformação dos alimentos. Sempre digo que lugar de criança também é na cozinha. Faça uma receita nova com a ajuda de seu filho, mas fique atenta aos utensílios utilizados para garantir a segurança dele.

Piquenique na sala: dispense a mesa de jantar e peça ajuda ao pequeno para fazer um lindo piquenique na sala. Organizem tudo em uma toalha de mesa, esteira ou canga e pronto, a refeição será servida.

Tudo em seu lugar: é possível arrumar a casa brincando. Explique que os pequenos serão seus ajudantes e dê algumas tarefas para eles. Você também pode fazer uma brincadeira de quem coloca mais itens na caixa de brinquedos. Use a imaginação!

Trocando os papéis: pegue uma situação do dia a dia e inverta os papéis com o seu filho. Você poderá ser o filho e ele o pai ou mãe, por exemplo. Vale para a hora da refeição, de escovar os dentes ou simplesmente numa brincadeira. Tenho certeza que renderá boas risadas e você ainda conseguirá perceber como os seus filhos te veem.

Percurso: defina um percurso para vocês percorrerem. Pode ser dentro de casa ou ao ar livre. Use a imaginação e seja criativo. Uma opção é também marcar o tempo ou ver quem faz o trajeto mais rápido.

Vamos dançar: ligue o som e coloque o seu estilo musical preferido. Agora é só dançar! Se quiserem também podem cantar ou brincar de karaokê.

Cada um… aumenta um ponto: comece a contar uma história e peça que seu filho continue do ponto em que você parou. A criança pode aumentar um ponto e você continuar, até que resolvam juntos finalizar a história. Se quiser e gostarem, também podem encenar a história que estão narrando ou fazer um teatro com os brinquedos que têm em casa.

Meu livro: vocês podem construir juntos um livro. Façam um roteiro e comecem a desenhar a aventura ou a recortar e colocar imagens. Não se esqueçam de fazer uma bela capa.

DIY (Do It Yourself): que tal criar um brinquedo novo com material reciclado ou com o que tem em casa. Pensem em um projeto para construírem juntos, pesquisem, separem os materiais e comecem a construção. Recomendo que busquem projetos mais simples, como chocalhos de potinhos ou garrafas com sementes. Aos poucos, aumentem a complexidade, de acordo com as habilidades e faixa etária, até mesmo para que consigam concluir com sucesso e depois desfrutar a conquista.

Baú do tesouro: para os pequenos é uma excelente opção colocar em um cesto materiais diferentes. As crianças podem explorar novos sons, ruídos, texturas e passar o tempo redescobrindo esses materiais.

Qual é a memória que você tem de seus pais na infância? E qual a memória que está deixando em seu filho? Não precisa, se não se sentir à vontade, sentar e brincar de boneca ou de carrinho. As memórias afetivas estão muito mais relacionadas ao nosso dia a dia. Não importa qual é a brincadeira, e sim o momento de troca, de estreitamento de laços.

Vamos juntas desmistificar o brincar e construir um plano de ação que funcione na rotina da sua casa. Confira os nossos serviços de organização e diversão.

Estamos juntas para descomplicar o seu dia a dia, trazendo desenvolvimento saudável, diversão, disciplina e desmistificando a primeira infância.

Precisa de ajuda para criar uma rotina? Saiba mais sobre os nossos serviços voltados para a primeira infância.

Sem Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será exibido.